CIDADES VISIVEIS #5: AS CIDADES E AS RAÇAS: Harland Bartholomew e o zoneamento racialmente informado.

Descubra quem é Harland Bartholomew, dono do maior escritório de planejamento urbano dos EUA na primeira metade do século XX. Entenda algumas diferenças entre o racismo à brasileira e o racismo nos EUA e conheça as leis que proibiam que negros vivessem em bairros de maioria branca. Saiba ainda como e porque os planejadores americanos camuflaram esta segregação racial quando estas leis foram derrubadas através do zoneamento racialmente informado. No episódio de hoje, a Dra. Ana Claudia Castilho Barone, professora da FAU-USP, explica tudo direitinho.

Ajude o PODCAST divulgando entre os colegas interessados no tema, entre os colegas e alunos, incluindo naquele grupo de WhatsApp dos amigos da faculdade.

BARONE, Ana Cláudia: Harland Bartholomew e o zoneamento racialmente informado: o caso de St. Louis. http://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5638/pdf

Músicas do episódio: A cidade [Chico Science & Nação Zumbi] e This is America [Childish Gambino].

Arte da capa: Karina Puente: 55 (In)Visible Cities: http://karinapuente.com/index/

É pesquisador ou profissional da área de urbanismo e quer gravar um programa com a gente? Mande seu trabalho para podcast.cidades.visiveis@gmail.com .

2 comentários sobre “CIDADES VISIVEIS #5: AS CIDADES E AS RAÇAS: Harland Bartholomew e o zoneamento racialmente informado.

    1. A música sempre segue o assunto do episódio. A do EP#5 é This is America, do Childish Gambino, justamente pela polêmica que o clipe levantou faz poucas semanas. 🙂

Deixe uma resposta