Em um mundo onde as cidades concorrem globalmente pelos capitais globais, as relações entre o que é público e o que é privado se dissolve amparada por estratégias e instrumentos legais que legitimam o avanço da gestão privada sobre o espaço da cidade. Cultuada como paradigma dessa inserção global através dos mega-eventos, a cidade de Barcelona agora é revisitada na crítica da urbanização neoliberalizante e na busca por lugares onde a resistência e o direito à cidade podem sobreviver. A dra. Gabriela Fauth, bacharel em direito, mestre em urbanismo e história da cidade pela UFSC, doutora em direito público pela Universitat Rovira i Virgili e pós-doutoranda no Grupo de Pesquisa Direito e Urbanismo do PROURB/FAU/UFRJ participa do programa para olhar esse fenômeno sob o ponto de vista do direito urbanístico.
BIBLIOGRAFIA
FAUTH, Gabriela. Novas vulnerabilidades e direito à cidade no contexto das cidades standard: o caso referência Barcelona. In: CAVALLAZI, Rosângela Lunardelli; FAUTH, Gabriela. (orgs.); Cidade standard e novas vulnerabilidades. Coleção Direito e Urbanismo. vol. 4. Rio de Janeiro: PROURB, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/open?id=0BwL0PIbBhjZKX2Z3SFctUXVQWXdfc0JTdUVJZTVZb29pUTB3
MÚSICAS DO EPISÓDIO
A cidade ideal (Os Saltimbancos)
Amigos para sempre (José Carreras e Sarah Brightman)
Ouça o Cidades Visíveis no site [www.cidadesvisiveis.com.br], no SPOTIFY [ https://open.spotify.com/show/5uBoE8iVPNFsNAEYs359kI] ou no seu agregador de podcasts.
Comentários, críticas ou sugestões para o podcast? Escreva para podcast.cidades.visiveis@gmail.com
Queridos eu AMEI o ep. Foi de um valor enorme para alimentar minha base de conhecimentos, os autores citados, os exemplos dados na cidade de barcelona. Estou cursando arquitetura e a disciplina de urbanismo tem se tornado minha paixao, ja virou tema de tcc e eu to amando as discussoes a respeito. Queria MUITO saber quando foi ao ar esse programa, pq no spotify, por algum motivo nao aparece o ano – so consigo ver o dia e o mes… Desde ja agradeço, continuem com esses temas maravilhosos! Parabens!!!
CurtirCurtir
Oi Thaís. O ano foi 2019. Muito obrigado pelo seu comentário. 🙂
CurtirCurtir