O projeto da paisagem é o lugar de encontro entre as ciências naturais – botânica, biologia, química – a cultura, a arte, e tantos saberes distintos que parecem reservar aos grandes paisagistas como Burle-Marx, Rosa Kliass e Fernando Chacel um lugar cativo entre os gênios nacionais. Os pais do jardim brasileiro souberam temperar a tradição do século XIX com um universo de espécies, culturas e desenhos que revelam a identidade diversa e ignorada de um país continental. Os diálogos com a cultura portuguesa, no entanto, permanecem, e a antiga metrópole hoje é uma parceira no diálogo sobre os desafios ambientais, ecológicos e sociais que diante do crescimento das cidades e da vida urbana, pretendem reconectar as pessoas aos tempos da natureza. Diálogos como esses estão sendo discutidos no seminário online Seminário Paisagens de Aquém e Além Mar, organizado peles professores Dra. Camila Sant’anna, da Universidade Federal de Goiás, Dra. Maria José Curado, da Universidade do Porto, e pelo paisagista Duarte Natário, do escritório Terra Arquitetura Paisagística.

LINK PARA O SEMINÁRIO PAISAGENS DE AQUÉM E ALÉM MAR: https://www.fc.up.pt/paam/

Exposição Gonçalo Ribeiro Telles: https://goncaloribeirotelles.pt/

Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas: https://apap.pt/documentario/?fbclid=IwAR2YypMNdv_YNgCIGxhcrfMrnfFYVHveNfOATxxxpZAZ6O-l5Slb62LG0xY

MÚSICAS NO EPISÓDIO

Pacto de sangue (Jards Macalé)

Tanto Mar (Chico Buarque)

É pesquisador da área e gostaria de divulgar sua pesquisa no Cidades Visíveis? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Ou elogios (pode elogiar também)? Escreva para podcast.cidades.visiveis@gmail.com .

Siga o Cidades Visíveis no FACEBOOK (facebook/cidadesvisiveis) e no INSTAGRAM (@cidades.visiveis)

APÓIE O CIDADES VISÍVEIS (a partir de 1 real): https://www.padrim.com.br/cidadesvisiveis ou pelo PIX podcast.cidades.visiveis@gmail.com .

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s