É comum que os arquitetos e escritórios de arquitetura mais relevantes historicamente mantenham acervos relacionados a sua produção: são desenhos, projetos, fotografias, documentos, e tudo o mais que possa ser de interesse aos pesquisadores e historiadores da arquitetura e urbanismo. Em algum momento, normalmente após a aposentadoria ou falecimento desses arquitetos, esses acervos são (ou eram) doados a universidades do país que, em reconhecimento ao valor histórico do profissional, recebia, mantinha e disponibilizava esse material para pesquisas futuras. Em 2020, no entanto, Paulo Mendes da Rocha, um dos mais celebrados arquitetos brasileiros, doou ainda em vida o acervo de seu escritório para a Casa de Arquitetura, uma instituição privada em Matosinhos, Portugal. Em 2021, a mesma instituição também levou para lá o acervo de Lúcio Costa, falecido em 1998. Essas expatriações motivaram grandes debates sobre o valor, papel e situação dos acervos arquitetônicos no Brasil. Para conversar sobre o tema, estamos hoje com os doutores José Lira, da FAUUSP, Jonas Delecave, da FAUUFRJ, e o doutorando Victor Próspero, também da FAUUSP, que, com João Fiammenghi, publicaram o artigo Acervos de arquitetura como espaço histórico de formação nos Anais do Museu Paulista.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIRA, José; DELECAVE, Jonas; PRÓSPERO, Victor; FIAMMENGHI, João. Acervos de arquitetura como espaço histórico de formação. Anais do Museu Paulista, v.29, 2021. https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/181058

MÚSICAS NO EPISÓDIO

Pacto de sangue (Jards Macalé)

Fado Tropical (Chico Buarque)

É pesquisador da área e gostaria de divulgar sua pesquisa no Cidades Visíveis? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Ou elogios (pode elogiar também)? Escreva para podcast.cidades.visiveis@gmail.com .

Siga o Cidades Visíveis no FACEBOOK (facebook/cidadesvisiveis) e no INSTAGRAM (@cidades.visiveis)

APÓIE O CIDADES VISÍVEIS (a partir de 1 real): https://www.padrim.com.br/cidadesvisiveis ou pelo PIX podcast.cidades.visiveis@gmail.com .

Um comentário em “#EP47 ACERVOS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s